Educação de Padre Marcos é reconhecida pelo despenho na alfabetização e conquista o prêmio Alfa-10

30/04/2024

Em reconhecimento pelo compromisso e a excelência demonstrados na alfabetização de crianças até os 7 anos de idade, o município de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, recebeu Prêmio Alfa-10.

Em sua terceira edição do Prêmio Alfa-10, um total de 78 escolas foram premiadas. Dentre estas, está a Escola Municipal José de Moura Leal (Tio Zezito), localizada na sede do município de Padre Marcos, que conquistou um dos melhores desempenhos em alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) e foi reconhecida com o Prêmio.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quinta-feira, 25 de abril, no Blue Tree Towers Rio Poty, Teresina, realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O prêmio foi entregue pelas mãos do governador do Estado Rafael Fonteles, da primeira-dama Isabel Fonteles e pelo secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira.

Participaram da solenidade, o prefeito Valdinar Silva, a primeira-dama Edilene Silva, da equipe municipal do PPAIC, Gorete Leal, Lucilene Dias, como também, a diretora da escola premiada, Claudinéia Macedo, a coordenadora Pedagógica, Ronimaura Dias, o assessor pedagógico, Frâncio Charlidon.

O prefeito de Padre Marcos Valdinar Silva, disse que desde que assumiu a gestão, melhorar a educação tem sido prioridade. “Nós enquanto educação, no munícipio de Padre Marcos, trabalhamos de forma constante para que nossos indicadores, continuem em crescimento, pois se os educadores estão em crescimento, é sinal de que a educação, segue avançando. Fazer educação é um desafio diário, e a gente se sente feliz por estar evoluindo, por contar com bons profissionais, por dispormos de espaços adequados para atender nossa demanda do alunado, e assim ver que a educação a cada dia, se desenvolve mais”.

O gestor afirmou que o prêmio demostra que a educação do município está no caminho certo. “Nossa educação, vem se destacando desde 2017, e já conseguimos avançar muito, e, isso é motivo de muita alegria, pois conseguimos estar entre os 20 melhores em educação no estado do Piauí. Isso mostra, que estamos no caminho certo, e que cada dia, temos que melhorar, pois a educação é o primeiro pilar, para o desenvolvimento de uma cidade e seu povo. Então a gente acredita que o caminho é esse”, destacou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_22IMG_6857-1024x681.jpg

Valdinar ainda agradeceu o trabalho realizado por todos que fazem a educação municipal. “Quero agradecer ao secretário Eraldo Gomes, a supervisora de ensino, Ana Meire, a coordenadora pedagógica, Lucilene Dias, a toda equipe da Secretaria, toda a equipe de professores, diretores, coordenadores, secretários escolares, pais e alunos, porque a gente não consegue fazer um trabalho só, a parceria é essencial. É papel da escola cuidar do aluno, fazer com que ele prospere, mas para isso todos tem que falar a mesma linguagem, a escola e a família, caminhando juntos”.

Por fim, ele enfatizou que o foco é desenvolver cada dia a educação do município, mantendo os indicadores de qualidade. “Queremos cada dia mais melhorar a nossa educação, pois ela é base, e vamos continuar a realizar um trabalho de excelência, inovando para seguir avançando. Padre Marcos com certeza terá muitas outras conquistas na nossa educação”, finalizou.

O Prêmio Alfa-10 é um dos incentivos do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa que visa valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, para melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no ensino Fundamental.

Além de receber o troféu como reconhecimento, as escolas premiadas também, recebem incentivos financeiros para aprimorar ainda mais suas práticas educativas.

Fotos:

Fonte e imagens: Cidades na Net.