10ª Conferência debate acesso à saúde e atenção primária em Padre Marcos
Data: 11/07/2025A Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 10ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 10 de julho. O encontro, sediado no auditório da Câmara Municipal, teve como tema “Construindo uma saúde para todos: Acesso e qualidade para o fortalecimento da Atenção Primária” e buscou discutir propostas para aprimorar os serviços oferecidos à população.
Participaram do evento a prefeita Wiliane Kelly, o chefe de gabinete Valdinar Silva, a secretária municipal de saúde, Maria Lúcia, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Iana Mecia Silva, o vereador Iranildo, presidente da Câmara Municipal, além de vereadores e outros secretários municipais.
Durante a abertura, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Iana Mecia Silva, destacou a relevância do momento. “É com profundo compromisso com a saúde da comunidade que estamos iniciando a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Padre Marcos, reafirmando nosso compromisso com a saúde democrática e a melhoria dos serviços. Falar sobre acesso e qualidade é reafirmar o direito à saúde como um princípio constitucional, assim como definir o SUS como uma responsabilidade de compromisso ético. É também concordar que uma atenção primária forte, resolutiva e humanizada é o tipo de sistema público de saúde que realmente acolhe, cuida e transforma pessoas. Este é um momento único e extremamente importante, no qual reunimos diferentes vozes — gestores, profissionais de saúde, representantes dos bairros e do SUS — para dialogar e, juntos, construir os caminhos que desejamos para a saúde da nossa cidade”, disse.
A prefeita Wiliane Kelly também comentou a importância do encontro. “Este é um momento importante. É a 10ª edição desta conferência sobre a saúde do nosso município. É um momento de debate, de diálogo, de ações que visam melhorar cada vez mais a saúde do nosso município. Nós sabemos dos desafios dos nossos cidadãos, e também sabemos da responsabilidade e do compromisso com a saúde e a qualidade de vida de cada um deles. Reforçamos o compromisso de sempre buscar melhorias para cada cidadão na área da saúde”, concluiu.
Para a secretária municipal de saúde, Maria Lúcia, a conferência representa uma oportunidade de planejar avanços. “A Conferência Municipal de Saúde é um momento importante de reflexão, debate e construção de propostas para o fortalecimento da atenção primária à saúde. A nossa missão é garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, de forma equitativa e resolutiva. Para isso, é fundamental a participação ativa de todos vocês, sejam trabalhadores da saúde, usuários ou cidadãos. É com essa participação que promovemos a melhoria da saúde em nossa comunidade. Vamos trabalhar juntos para construir um sistema de saúde eficiente. Um sistema que priorize a vida, a dignidade e o bem-estar de todos os cidadãos do município”, disse.
Após os pronunciamentos, houve uma apresentação cultural com o grupo de flauta doce formado por alunos da Escola Municipal Cândida Macedo, sob regência do professor Emanuel Vinicius. Eles executaram a música Asa Branca.
A programação seguiu com uma série de palestras. O farmacêutico Dr. Thales Manoel falou sobre o tema “Diagnóstico situacional: conhecendo a nossa saúde local”.
Em seguida, os psicólogos Bruno Dias e Yasmin abordaram “Saúde Mental: Desafios e Soluções”.
Encerrando o ciclo de exposições, o enfermeiro e estudante de medicina Dr. Dayro Coutinho apresentou a palestra “SUS: Um Gigante em Construção – Acesso de qualidade e desafios”.
Após as apresentações, os participantes foram organizados em grupos de trabalho. O primeiro grupo discutiu inovação e telemedicina, sob a coordenação do Dr. Thales Manoel. O segundo grupo tratou do acesso à saúde e do fortalecimento da atenção primária, coordenado pela Dra. Melissa. O terceiro grupo debateu estratégias para ampliar o conhecimento da comunidade e a participação popular no SUS. Por fim, o quarto grupo se reuniu para discutir saúde mental, com condução do Dr. Bruno Dias.
Na etapa final, cada grupo apresentou suas propostas, que foram submetidas à votação.
Veja fotos.
Fonte: Cidades na Net.
