Seminário do PPAIC em Padre Marcos destaca experiências exitosas na alfabetização
Data: 17/07/2025A Secretaria de Educação de Padre Marcos, realizou nesta terça-feira (15), no Centro Social, o Seminário Municipal de Apresentação de Boas Práticas do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
Com o tema “Alfabetizar com Equidade: Boas Práticas para Ensinar a Todos e a Cada Um”, o evento reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, equipe técnica do PPAIC e demais profissionais da educação municipal, promovendo um momento de reflexão, valorização e troca de experiências pedagógicas.
A solenidade de abertura foi marcada por um momento cívico: as estudantes Aurilene Valéria e Larah Bianca entoaram o hino do município, dando a programação repleta de aprendizado e reconhecimento.
O secretário de Educação, Eraldo Gomes, em sua fala, destacou a importância do evento e os avanços que o município tem conquistado na área da alfabetização. Ele ressaltou que o seminário é um espaço essencial para o compartilhamento de boas práticas que vêm sendo aplicadas com sucesso nas escolas da rede municipal.
“O nosso município de Padre Marcos realiza hoje o Seminário Municipal do PPAIC, que contempla a Educação Infantil, o Ciclo de Alfabetização e também a Gestão Escolar. Esses três públicos estão apresentando aqui práticas exitosas, que deram certo em suas escolas. Esse é o objetivo do seminário: socializar experiências que geraram resultados positivos, que foram desenvolvidas dentro do chão da escola”, afirmou o secretário.
Eraldo comemorou os resultados obtidos pelo município no âmbito da alfabetização, reconhecendo o esforço e a dedicação de toda a rede municipal de ensino. “Sabemos que alfabetizar não é fácil, é uma missão desafiadora. Mas contamos com um time extremamente competente, responsável e comprometido com a aprendizagem de nossas crianças. As práticas apresentadas hoje são apenas uma amostra do trabalho diário desenvolvido por nossas escolas, com apoio das equipes diretivas, coordenadores pedagógicos e professores”, declarou.
O secretário ainda fez questão de agradecer e parabenizar a equipe municipal do PPAIC, os professores e alunos que apresentaram as boas práticas, a banca avaliadora, a equipe da Educação como todo. Ele também destacou o apoio da prefeita Wiliane Kelly, que tem dado suporte às ações da Secretaria de Educação, garantindo investimentos e estrutura para o bom funcionamento das escolas.
A coordenadora do programa, Ana Meire, destacou a importância do evento como espaço de valorização do trabalho pedagógico e de fortalecimento da educação municipal. Em sua fala, ela ressaltou que o seminário é o reflexo das ações desenvolvidas nas escolas ao longo do semestre, fruto do empenho de professores, gestores e formadores.
“O Seminário Municipal do PPAIC é de grande importância para demonstrar um pouco das boas práticas que foram trabalhadas durante todo esse semestre na Educação Infantil, no Ciclo de Alfabetização e na Gestão Escolar. Aqui, mostramos aquilo que foi feito lá no chão da escola, experiências que contribuem diretamente para o desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou.
A coordenadora enfatizou ainda que o evento representa um momento de conquista para todos os envolvidos no processo educativo, sobretudo para os alunos, que ganham autonomia e protagonismo ao participarem das apresentações. “É o crescimento e a independência que cada um ganha ao vir aqui apresentar. É um momento de muita alegria, porque daqui sairão práticas que representarão Padre Marcos no Seminário Regional, em Fronteiras. Mas já deixo claro: todas as práticas aqui apresentadas são vencedoras”, reforçou.
Também se pronunciaram as formadoras do PPAIC, Lucilene Dias (Ciclo de Alfabetização) e Linete Macedo (Educação Infantil), onde destacaram a importância do trabalho coletivo na garantia da alfabetização de todas as crianças na idade certa.
O seminário teve como objetivo valorizar práticas exitosas desenvolvidas nas escolas da rede municipal, com foco na Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e Gestão Escolar. As apresentações foram avaliadas por uma banca composta pelas educadoras Maria das Graças de Carvalho (Gracinha), Socorro Sousa e Auxiliadora, com base em critérios como engajamento, inovação, protagonismo do aluno, replicabilidade social e pertinência ao tema proposto.
As apresentações das boas práticas pedagógicas foram organizadas em três categorias. Na Educação Infantil, foram apresentadas as práticas: “Sopa dos Saberes”, da Escola Tio Zé Luiz; “Receita: Mistura de Saberes e Sabores”, da Unidade de Ensino Tia Ana; “Trilha do Saber: Alfabetizar com Equidade, Identidade e Afeto”, da Creche Tia Guida; e “Feira Pedagógica”, da Escola Tia Marinor.
No Ciclo de Alfabetização, as escolas apresentaram: “Sequência Numérica com Álgebra: Pequenos Matemáticos em Ação”, da Escola José Jubilino; “Brincando no Mundo do Senhor Alfabeto, da Senhora Matemática e da Senhorita Diversidade, na Escada Mágica da Cultura, Letras e Números”, da Escola Davi Severiano; “Corrida da Aprendizagem”, da Escola Luiz Lino; e “Diversidade em Palavras e Números: Leitura, Inclusão e Aprendizagem”, da Escola Tio Zezito.
Já na categoria Gestão Escolar, foram apresentadas as seguintes práticas: “Os Caminhos Para a Recuperação da Aprendizagem”, da Escola Luiz Lino em parceria com a Escola Tio Zé Luiz; “Um Caminho para a Inclusão: Da Observação à Prática”, da professora Tia Guida; “Embarcando no Mundo da Leitura e da Matemática”, da creche Tia Marinor; “Aprender no Seu Ritmo: Agrupamento por Níveis de Aprendizagem com Foco nas Habilidades”, da Escola José Jubilino de Macedo e Creche Tia Ana Macedo; e “Avaliando para Intervir: Análises e Ações a partir das Avaliações Externas no Cotidiano Escolar”, da Escola Tio Zezito.
As práticas selecionadas pela comissão avaliadora para representar Padre Marcos no Seminário Regional, que será realizado no município de Fronteiras foram: na Educação Infantil: Escola Tia Guida, com a prática “Trilha do Saber: Alfabetizar com Equidade, Identidade e Afeto”.
Já no Ciclo de Alfabetização: Escola Davi Severiano, com a prática “Brincando no Mundo do Senhor Alfabeto, da Senhora Matemática e da Senhorita Diversidade, na Escada Mágica da Cultura, Letras e Números”. Na Gestão Escolar: Escola Tio Zezito, com a prática “Avaliando para Intervir: Análises e Ações a partir das Avaliações Externas no Cotidiano Escolar”.
O evento reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos com a qualidade da educação e com a formação continuada de seus profissionais, reconhecendo e valorizando iniciativas que promovem uma aprendizagem significativa, equitativa e transformadora.
Mais fotos:
Fonte: Cidades na Net.
